terça-feira, 26 de abril de 2011

Visita à Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira que este ano assinala o seu 56º Aniversário


 
Afonso Lopes Vieira, foi um poeta Português.
Bacharel em direito pela Universidade de Coimbra, radicou-se em Lisboa, exercendo durante dezasseis anos as funções de redactor na Câmara dos Deputados. Passou depois a dedicar-se exclusivamente à escrita literária. Cidadão do mundo, Afonso Lopes Vieira não esqueceu as suas origens, conservando as imagens de uma Leiria de paisagem bucólica e romântica, rodeada de maciços verdejantes plantados de vinhedos e rasgados pelo rio Lis, mas, sobretudo, de São Pedro de Moel, paisagem de eleição do escritor, enquanto inspiração e génese da sua obra. O Mar e o Pinhal são os principais motivos de inspiração.
Foi o grande doador da Biblioteca Municipal De Leiria, que em sua homenagem lhe deu o seu nome.
Esta biblioteca situa-se na casa de Afonso Lopes Vieira.
Entrámos no seu escritório e biblioteca particular, onde até hoje mantém os seus livros pessoais todos, e os escritos por ele, património da câmara de Leiria, livros que nem Lisboa possui.
A biblioteca foi integralmente transferida da sua casa de Lisboa, para as salas do Edifício dos Paços do Concelho em Leiria. Os livros mantêm o lugar que Lopes Vieira lhes deu originalmente.
Houveram outras doações, mas em Janeiro de 1982, outro poeta de Leiria, Carlos Eugénio Faz uma grande doação à biblioteca. Com esta oferta a biblioteca cresceu em espaço e em dimensão, ficando ainda mais enriquecida.
Afonso Lopes Vieira, tinha uma casa em S. Pedro de Moel que recebera dos pais como prenda, onde ele se inspirava e escrevia, e onde ele gostava de receber os amigos para tertúlias.
Como o poeta não tinha filhos e gostava muito de crianças, doou-a à Câmara Municipal da Marinha Grande, para funcionar como colónia balnear para os filhos dos vidreiros e guardas florestais. Actualmente funciona também como casa museu.
Homem muito solidário e interessante.

Trabalho de: Lurdes Ramos / Samuel Lopes